Dúvidas frequentes de professores

O Professores de Plantão é uma plataforma que conta com vídeo, áudio, chat e quadro branco que possibilita a resolução de duvidas online e em tempo real diretamente com estudantes de graduação, mestrado e doutorado das melhores universidades do país .

Não, o cadastro é totalmente gratuito.

Para dar aulas remuneradas, é necessário que você seja graduando, mestrando ou doutorando de uma das instituições parceiras. Atualmente os parceiros do Professores de Plantão são todas as universidades públicas (federais, estaduais e municipais) e as faculdades particulares FGV, PUC , Mackenzie, ESPM. Se você pertence a outra universidade e tem interesse em dar aulas online, cadastre-se no Professores de Plantão normalmente uma vez que estamos constantemente ampliando o número de instituições parceiras.

No caso das aulas voluntárias, você precisa completar o seu cadastro e não é necessário ser estudante ou formado em uma das universidades parceiras.

Sim, cadastre-se normalmente e anexe seu currículo ou comprovante de conclusão de curso no seu perfil. Este documento é obrigatório para que seu cadastro seja submetido à aprovação.

Não. Você pode se cadastrar utilizando um e-mail ou se preferir, utilizando o facebook.

Após se cadastrar no site e informar as disciplinas que pode ensinar, você começará a receber chamados de aula, e caso tenha disponibilidade, confirma pela plataforma o dia/horário em que pode ajudar. Os chamados ocorrem tanto via site (neste caso, recomendamos que esteja logado na plataforma do Professores de Plantão e você verá a solicitação de aula na página de entrada) como por e-mail.

Você também pode ficar logado no site (recomendado), e falar diretamente com os estudantes pelo chat para combinar um horário de aula com eles. Lembre-se que suas avaliações e histórico de aulas so estarão disponíveis se aula ocorrer pela plataforma., e que não e permitido contatar alunos fora do ambiente do Professores de Plantão. Veja nossos Termos e condições.

Não. O Professores de Plantão é somente uma plataforma que coloca em contato professores particulares e alunos para aulas online, facilitando aqueles que precisam de ajuda e dando uma oportunidade para os estudantes que têm conhecimento do conteúdo e querem fazer uma renda extra, sem necessidade de horários fixos.

Não.  Cadastrando-se como professor, você receberá demandas de potenciais alunos que desejam ter aulas online e aceita apenas nos momentos em que quiser e estiver disponível (o primeiro professor a aceitar o convite, será colocado em contato com o aluno). Quando não houver interesse, apenas ignore nosso contato. Caso o aluno faça um agendamento direto com você professor, também é facultativo o aceite.

Recomendamos uma velocidade mínima de internet de 1 Megabyte/s Antes de iniciar a sua aula, assista ao vídeo de 1min com as orientações de uso da ferramenta de aula: http://youtu.be/psTvIUYMtt0

Recomendamos que você cheque os requisitos na pagina de testes do Professores de Plantão: www.professoresdeplantao.com.br/requisitos

Importante: no momento a plataforma não funciona em Tablets.

Não. As aulas virtuais serão realizadas pela ferramenta disponibilizada no Professores de Plantão, que garante um dinamismo no ensino por meio de áudio, chat e quadro branco, além de permitir privacidade de suas informações de contatos pessoais. Você pode conhecer a ferramenta antes de dar a aula. Se logue na plataforma do professores de Plantão e clique em “Ferramenta de aula”, logo abaixo da sua foto de perfil.

As aulas terão duração flexível, conforme a necessidade do aluno. Caso você receba uma solicitação de agendamento, saberá o tempo de duração máxima estimada. Caso a demanda do aluno seja imediata, recomendamos reservar pelo menos 1h para ajudar o aluno.

No caso das aulas remuneradas, você receberá R$ 0,50 por minuto de aula dada, sendo que o mínimo a receber será de R$ 2,50 no caso de o aluno permanecer por menos de 5 minutos. O pagamento será feito via Paypal exclusivamente. Desta forma, é necessário ter uma conta ativa no Paypal para receber o pagamento. A conta no Paypal é gratuita e o custo do repasse será arcado pelo Professores de Plantão. Caso você dê uma aula pela plataforma, faremos o pagamento em até 1 (uma) semana, independente do valor monetário em questão.

As aulas voluntárias são gratuitas (não remuneradas), uma vez que são destinadas a estudantes e jovens carentes que não têm condições de pagar pela aula.

O Paypal é uma empresa especializada em pagamentos online, pertencente ao Ebay e líder global, que possibilita o envio e recebimento de pagamentos na internet de forma segura, por meio de cartões de crédito, débito online e boleto. Saiba mais...

Neste caso, não será possível dar aulas pela plataforma uma vez que a única forma de pagamento para os professores é via Paypal. Você pode tentar falar diretamente com o Paypal e checar se consegue criar uma conta sem cartão de crédito.

Sim. Para tal, é necessário acessar a seção “Meu Perfil” no canto superior direito do site e depois na aba "Histórico de aulas".

Basta se logar e depois acessar a seção "Meus dados" no canto superior direito do site. É importante que seus dados estejam sempre atualizados. Adicionalmente, um perfil completo ajuda na divulgação do seu nome e reputação.

Sim. Ao final de cada aula, o aluno poderá avaliar o professor. Por isso, certifique-se de ter domínio no assunto que se disponibiliza a ensinar, além de ter atenção com o aluno, cordialidade e didática. O Professores de Plantão valoriza um ensino de qualidade.

Para que potenciais alunos possam entrar em contato diretamente com os professores antes de fazer uma aula. Por isso, ao ficar online no site/ chat, você terá mais chances para conquistar novos alunos! Basta se logar no Professores de Plantão e você já visualiza e utiliza o chat.

Não. O chat serve para que você tenha a oportunidade de conquistar o aluno.  As aulas só começam a contar após o aluno comprar o crédito e vocês entrarem no ambiente de sala virtual.  

Para te ajudar a responder questões comuns que são feitas pelo chat, preparamos algumas respostas prontas que você pode utilizar facilmente clicando na seta ao lado do nome do aluno. Caso tenha sugestões de respostas prontas para colocarmos nesta seção, envie um e-mail para contato@professoresdeplantao.com.br com a sua sugestão.

É PERMITIDO:

- Aproveitar a conversa para entender melhor o assunto que o aluno quer ajuda e garantir que você tem o conhecimento necessário antes de iniciar a aula

- Tirar dúvidas rápidas do aluno como forma de conquistá-lo. Mas lembre-se de que você não será remunerado neste caso.

- Combinar de forma mais ágil horários em comum para realizarem as aulas ou até iniciar a aula imediatamente pelo chat (para isto, clique na seta ao lado direito do nome do aluno e selecione “iniciar aula”)

NÃO É PERMITIDO:

- Passar ou receber contatos pessoais

- Combinar aulas por fora do site

- Fazer trabalhos e provas para o aluno. Esta situação também não deve acontecer durante a aula. O objetivo do professor é ensinar o aluno!

Atenção: Todas as conversas de chat e aulas do Professores de Plantão são auditadas e, conforme nossos “Termos e Condições”, uma conduta inadequada ou fornecimento de contatos pessoais pode causar o descadastramento do usuário do site.

Se você já está cadastrado como professor no Professores de Plantão, basta entrar no seu perfil e selecionar a opção "Também quero receber chamados para aulas voluntárias". Caso não seja um professor cadastrado, entre em www.professoresdeplantao.com.br/voluntariado e realizar seu cadastro, também clicando na opção "Também quero receber chamados para aulas voluntárias".